Carece



Doce é Miranda July.

A Maior Trepada da História da Literatura?

"Dodô", por Arnaldo Antunes, folha de rosto de "Psia" - 1989

A Eternidade de Hélio Oiticica




Esse post, sobre as reações apaixonadas diante da destruição do acervo de Hélio Oiticica iria ser longo. Mas o LUTO se impôs aqui. Então vamos direto ao assunto. Estava eu em casa, numa adorável tarde chuvosa em Laranjeras, Rio de Janeiro, trovejando aos berros! "Quero matar os Oiticica!", "Quer dizer que 90% da Obra de Hélio Oticica estava numa casa particular? Que absurdo!". Então, entrei em contato com um dos integrantes do Projeto Oiticica, instituição criada pelos herdeiros do artista para cuidar do acervo. O papo foi emocionado. Enxugando as lágrimas, ficou mais ou menos assim, num esquema EU pergunto e EU mesmo respondo, baseado no papo inteiro:

1. O que causou o incêndio na Reserva Técnica particular da família Oiticica?

Provavelmente duas falhas de equipamento. A 1a num dos desumidificadores, que teria entrado em curto e a 2a no detector de fumaça, que alertaria a família, que jantava no 2o andar da casa.

2. Estes equipamentos estavam perfeitas condições?

Segundo o Projeto Oiticica e o órgão público IPHAN, sim. Os 6 profissionais, entre eles,pesquisadores, curadores e museólogos, que trabalhavam diariamente com o acervo, explicam que o cuidado com a segurança da Sala Técnica da família Oiticica era padrão.

3. Então o que aconteceu foi um acidente inevitável?

Incêndios históricos em Reservas Técnicas aconteceram exatamente desta maneira no Brasil. Não há Reserva Técnica 100% segura no mundo.

2. De uma escala de 0 a 10, o quanto a Reserva Técnica da casa particular dos Oticica era segura?

Eu, Dodô, não posso avaliar com precisão. O fato é que a Reserva Técnica dos Oiticica cumpria todas as exigências técnicas exigidas pelo IPHAN. Carlos Fernando Andrade, superintendente do órgão, visitou a Reserva Técnica particular dos Oticica e a aprovou.

3. As obras de Hélio Oiticica deveriam estar no Centro Hélio Oticica, e sob os cuidados do Estado?

O Centro Cultural Hélio Oiticica não possui climatizaçao nem umidade controlada, por exemplo. Além de uma porta das Reservas Técnicas (lá são duas) não ter tranca, pois o banheiro dos funcionarios fica lá dentro.


4. Reservas Técnicas particulares são menos seguras que as mantidas pelo Estado?

No Brasil, principalmente, não. De MASP a MAM, furtos e incêndios acontecem com maior frêquencia do que em acervos particulares, geralmente tratados com mais cuidado e recursos (dinheiro). A Reserva Técnica do MAM é considerada pelo pessoal do meio "uma lástima". A do MAC "fica praticamente no meio da Rodoviária de Niterói." Há Reservas Públicas no Rio excelentes, como a do Museu da República e a do Museu Histórico Nacional. No mundo inteiro Reservas Particulares, de colecionadores, são com frequência mais bem guardadas do que as Públicas, sujeitas, em países como o Brasil, à vontade dos admistradores eleitos. Nas Reservas Técnicas Particulares, até por questão de mercado, as Obras de Arte são tratadas como jóias num cofre. A questão a ser discutida é: deve o Estado intervir caso os herdeiros não tenham condições, sejam finaceiras, sejam técnicas, de manter um acervo?

5. Os herdeiros de Oiticica tinham condições, sejam finaceiras, sejam técnicas, de manter um acervo?

Sim, financeiras e técnicas.

6. Se os herdeiros tinham essas condições por que estavam negociando, segundo matéria do Globo Online de hoje, com um museu americano a guarda do acervo?

Matéria mal apurada. Era um convênio apenas para o Catalogue Raisonne do artista em convênio com o Museum of Fine Arts de Houston.

7. O que foi perdido foi exatamente 90% do acervo do Hélio Oticica?

Um pouco menos que isso. Grande parte dos desenhos e os Metaesquemas foram salvos. Parte da maquete "Cães de Caça", por exemplo, foi salva. Há obras em comodato fora do país. Muitas obras são conceituais, podem ser recriadas. Outras tantas não. Mas só poderá ser precisado melhor na próxima semana.

8. E os Parangolés? É verdade que todos foram queimados? Não existem mais Parangolés de Oiticica?

Todos os Parangolés que estavam aqui no Rio foram queimados. Mas há 2 parangolés originais emprestados na Bélgica e 3 réplicas no Brasil. César Oticica, em estado de choque ainda maior que todos nós juntos, esqueceu de citar hoje na imprensa esses Parangolés emprestados.

9. De toda a tragédia, o que de mais valoroso foi perdido?

Os projetos foram salvos, vários penetráveis podem ser refeitos, segundo as plantas deixadas pelo Hélio. Entretanto, "O GRANDE NÚCLEO", por exemplo, composto por três obras penduradas no teto formando um labirinto que o visitante deveria adentrar, exposto apenas uma vez no Rio, foi perdido pra sempre.













.

Palhinha do Diabo





Tom Waits vai lançar disco novo, duplo, ao vivo. Que tal uma palhinha do Glitter and Doom?





Tom Waits - Glitter and Doom Live from Anti Records on Vimeo.

βιβλίον θήκη


TRINITY COLLEGE LIBRARY DUBLIN




HANDELINGENKAMER TWEEDE KAMER DER STATEN-GENERAAL DEN HAAG




STIFTSBIBLIOTHEK ST. GALLEN





RIJKMUSEUM AMSTERDAM




REAL GABINETE PORTUGUES DE LEITURA RIO DE JANEIRO


BRITISH LIBRARY LONDON



BIBLIOTECA DE LA REAL ACADEMIA DE LA LENGUA MADRID



BNF PARIS

A origem do Yes We Créu.


Este é o anúncio oficial da FNAZCA - Criação Rafael Genu criado ANTES do Rio ser escolhido sede das Olimpíadas de 2016, a ser veiculado na revista do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ)




.@marcelotas "Yes We Créu" foi criado dias ANTES do anúncio da cidade-sede, pela FNAZCA, para o CCRJ dhttp://bit.ly/6N3eQ
16 minutes ago from web

Vocês sabiam que "Yes We Créu" foi criado, dias atrás, pelo baixista da PELVs, redator premiado da FNZCA @rafael_genu ?
13 minutes ago from web

O Rafa ateve o cuidado,diias atrás, de pesquisar se Yes We Créu era absolutamente inédito.Encontrou frases parecidas na torcida do Cruzeiro.
12 minutes ago from web

dodoazevedo Nesse meio tempo, um anônimo (não consegui apurar), colocou o mussum abaixo do Slogan Yes We Créu e postou no Twitter.
less than 5 seconds ago from web

Ou seja, "Yes We Créu" era pra ser conhecido pelo mundo apenas AMANHÃ.Mas @GustavoBastos um dos redatores, postou http://twitpic.com/jz560
4 minutes ago from web


Conclusão. O Twitter furou o olho dos geniais publicitários. Coisa pra ser debatida em escolas de Comunicação. Ou... no Twitter.
3 minutes ago from web

O Carioca e a Gema

Tive a honra de ser chamado para fazer a direção musical e discotecar na Festa da Vitória Rio 2016 ontem em Copacabana.

Na noite anterior, sem maiores pretensões. criei esta vinheta. Porque eu, Dodô Azevedo sou, de fato, carioca, com amor e orgulho.







Clique abaixo, escute, baixe, compartilhe. É tudo nosso.



Orgulho Carioca by dodoazevedo