A Educação Sentimental - Gustav F.





"Frédéric afirmava que a sua existência também tinha falhado.
Era muito jovem, no entanto. Porquê desesperar? E ela dava-lhe bons conselhos: «Trabalhe! Case-se!» Ele respondia com sorrisos amargos; porque, em vez de exprimir o verdadeiro motivo da sua mágoa, ele fingia outra, sublime, fazendo um pouco de «Antony», o maldito, linguagem, de resto, que não desnaturava completamente o seu pensamento.
A acção, para certos homens, é tanto mais impraticável quanto o desejo é mais forte. A falta de confiança em si próprios embaraça-os, o temor de desagradarem apavora-os; aliás, as afeições profundas parecem-se com as mulheres honestas; têm medo de ser descobertas, e passam a vida de cabeça baixa.
Embora conhecesse melhor a Senhora Arnoux (ou até por causa disse, talvez), ainda se sentia mais cobarde do que outrora. Todas as manhãs, jurava a si próprio que ia ser ousado. Um pudor invencível impedia-o; e não podia guiar-se por qualquer exemplo pois aquele era diferente dos outros. Pela força dos sonhos, tinha-a colocado acima da condição humana. Sentia-se, ao lado dela, menos importante na terra do que os fios de seda que se lhe escapavam da tesoura."





Em loop na cabeça, como uma musica que teima.

0 comentários: