Física Moderna, Teoria do Multiuniverso e Religião



Bem, primeiramente vamos entender o que é, realmente, a Teoria dos Multiuniversos. Eles não entrariam em contato, exatamente por isso teríamos ainda um Universo "estável". Eles são paralelos e independentes, ou seja, cada um possui uma autonomia molecular, atomica e física. Ou seja, deveriam haver várias dimensões para que estes universos pudessem existir sem nunca se tocar (e manter o equilibrio natural).

Talvez também seja possivel afirmar que antes do nosso big bang já existiram muitas outras "explosões" ou expansões (se preferires) de singularidades existentes em qualquer outra dimensão que alberga estes vários universos. Assim, teriamos "tempos" anteriores ao nosso, embora completamente autonomos. Ou seja, é como várias bolhas espalhadas em um espaço. Estas bolhas nunca se tocam, mas podem "explodir" em um big crunch ou serem criadas em um big bang.

Dessa maneira, é possível encontrar partículas numa espécie de superposição de estados. O exemplo clássico e o do gato que pode estar vivo e pode estar morto ao mesmo tempo dentro da caixa que serve de exemplo e paradoxo da teoria pronunciada por um dos "pais" da física quântica, Erwin Schrödinger. Mais informações sobre o problema do gato:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_de_Sch…
http://www.feiradeciencias.com.br/sala23…

***
Sendo assim, não existiu um 1º universo e não existirá um último, se estes sempre estiverem em equilíbrio. Em nossa cultura sempre precisamos de um começo digno, dado a instantes. Mas na astrofísica nem sempre o tempo é um componente válido para uma equação que precisa de constantes.

***

Estude um pouco da Teoria Ecpirótica. É mais nova que a Teoria de Multiuniversos e explica melhor a situação tempo. A teria diz que tudo surgiu do choque de duas "membranas cósmicas" numa quarta dimensão do espaço. O choque teria sido percebido por nós como big bang. É como dois panos que tenham se encontrado e se transformado em um balão, nosso universo. Mais informações:

http://arxiv.org/abs/hep-th/0103239
http://arxiv.org/abs/hep-th/0103239

Fonte: Yahoo

0 comentários: