140 Toques

Preocupou-me outro dia quando, no Twitter dos escritores de Daniel Pellizzari e JP Cuenca, ambos da nova geração, ou geração 2000, ou geração 00, decidiram não discutir um assunto polêmico por causa da limitação dos 140 toques da ferramenta. Se os dois, que representam a garotada que se adapta literalmente num clique, não acharam excitante descobrir o potencial dos novos suportes - que tanto fez bem à geração 00, quem o fará?

Ontem, os veteranos Lois Lancaster e Sol Moras (que nomes!), radicais autores cariocas, criados nos anos 80 e 90 do século passado, resolveram encarar as dificuldades dos 140 toques e fizeram a história andar.

A seguir, a conversa completa entre dois - um exemplo de que só porque o Twitter limita as mensages aos 140 toques, não quer dizer que façamos dele, necessariamente, um mural de avisos.



# Passaram-se décadas e esse jovem está hoje no poder, influenciando a vida daqueles que desprezaram o debate ideológico. http://bit.ly/6oDhC

@SOL_MORAS Recomendo vivamente que você entre em contato com o guru desses blogs que frequenta: Olavo de Carvalho. Vá direto à fonte.

# @roncevaux Eu conheço bem o Olavo, Lois. Não concordamos em muitas coisas, caso vc queira saber. about 3 hours ago from web in reply to roncevaux

# @SOL_MORAS Quero saber em que você não concorda com o Olavo, primeiro. about 3 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# @roncevaux Quanto ao que eu disse, nada, né? about 3 hours ago from web in reply to roncevaux

# @SOL_MORAS Sem ironia então- achei leviano você citar Lenin sem tê-lo lido amplamente e na fonte,apenas citando um blog de um aluno do Olavo about 3 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# @roncevaux Gritar "ele se parece com o Olavo de Carvalho!" com uma tocha na mão não resolve a questão. about 3 hours ago from web in reply to roncevaux

# A posição dele está bem colocada nesse artigo: http://www.olavodecarvalho.org/semana/090513dc.html about 3 hours ago from web

# @roncevaux Pra começar eu não acredito em Deus. Nunca frequentei tariqas ou templos evangélicos. Olavo é um conservador, eu sou um liberal. about 3 hours ago from web in reply to roncevaux

# @SOL_MORAS Para mim é lógico que o Sette Câmara faça um blog chamado "O Indivíduo" e seja pupilo do Olavo. A fé no indivíduo é uma religião. about 3 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# Eu quero separar o estado da economia, Olavo quer usar o estado pra impor uma moral. about 3 hours ago from web

# @SOL_MORAS En nenhum momento disse que você é discípulo dele, perceba bem. Apenas acho que ambos partilham a fé numa transcendência. about 3 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# Ué, não foi ele quem escreveu aquilo? Eu preciso ter lido tudo o que ele escreveu pra achar aquilo monstruoso? about 3 hours ago from web

# @SOL_MORAS Prefiro acreditar numa leitura que eu faça do próprio Lênin do que no recorte previamente intencionado de um anti-leninista. about 2 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# Ah, se vc não acredita em si mesmo, vai acreditar em quem? No santo Lênin?about 3 hours ago from web

# @SOL_MORAS É complicado explicar isso. Você vai procurar entender ou vai ficar contestando antes de captar a idéia? about 2 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# @roncevaux O Twitter tá travando aqui. Se ainda estiver aí, tem como me explicar o que vc quer dizer com a minha "fé na transcendência"? about 2 hours ago from web in reply to roncevaux

# @SOL_MORAS Bacana em que sentido? De um modo geral, não acho não. about 2 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# @roncevaux Vc acha o comunismo soviético bacana, Lois? about 2 hours ago from web in reply to roncevaux

# @SOL_MORAS Você sabe o que é um sistema sensório-motor? about 2 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# @roncevaux Sou todo ouvidos.about 2 hours ago from web in reply to roncevaux

# @SOL_MORAS É um sistema que recebe percepções do exterior (sensório) e as devolve na forma de ações que modificam esse exterior (motor). about 2 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# @roncevaux Não exatamente. about 2 hours ago from web in reply to roncevaux

# @SOL_MORAS Uma ameba é um SSM. Um gato é um SSM. A diferença é que o 2o é mais complexo que o 1o. Para um estímulo, muito mais ações possíveis. about 2 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# @roncevaux Sim. about 2 hours ago from web in reply to roncevaux

# @SOL_MORAS Então: baseado nesse princípio, o ser humano também é um SSM. A diferença é que parte desse sistema se dobrou sobre si no Homem. about 2 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# @roncevaux Estou acompanhando. about 2 hours ago from web in reply to roncevaux

# @SOL_MORAS E essa parte passou a achar que é mais que um mero estar no mundo. Que veio primeiro, que é constante e que pode respond.por tudo. about 2 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# Lois, as pessoas estão incomodadas com a nossa discussão. Estamos ocupando o espaço das outras notícias. Mas estou entendendo o que vc diz. about 2 hours ago from web

# @SOL_MORAS Incomodadas? que deixem de nos seguir, ora bolas. about 2 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# @roncevaux Pois é. Mas eu entendi, o homem recebe os estímulos e age. E a tal "transcendência"? about 2 hours ago from web in reply to roncevaux

# @SOL_MORAS Então. Essa parte, que apenas pensa que está pensando, se chamou de consciência, de indivíduo. Mas ela é a última a saber de tudo. about 2 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# @roncevaux Então vc apenas pensa que está pensando? Pensa que está escrevendo? Pensa que está incomodando os outros no twitter? hehe about 2 hours ago from web in reply to roncevaux

# @SOL_MORAS O SSM muda no tempo, cria várias relações com o mundo. Mas a consciência TEM de achar que é imutável, que é uma "alma",uma pessoa about 2 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# @estrelamoto Pô, Carmélio, foi mal aí, é que a gente tá no calor da discussão. Daqui a pouco passa. about 2 hours ago from web in reply to estrelamoto

# @SOL_MORAS Essa é a ficção de transc.-a consciência se acha onisciente em relação aos estímulos que recebe e onipotente às ações que pratica. about 2 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# @roncevaux Já tivemos esse papo. Mas não há nenhuma onisciência ou onipotência, agimos no limite das nossas circunstâncias e possibilidades. about 2 hours ago from web in reply to roncevaux

# @SOL_MORAS Se por esse "vc" você quer dizer a minha consciência, sim. :) about 2 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# @roncevaux Depois a gente continua. Abraço. about 2 hours ago from web in reply to roncevaux

# @SOL_MORAS Mas eu sou mais que minha consciência - eu percebo, sinto, ajo, intuo. Eu crio. about 2 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# @SOL_MORAS Ve porque para mim a fé no indivíduo e a fé em Deus são similares? O indivíduo se acha um "deusinho" no "mundinho" que percebe. about 2 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# @SOL_MORAS Sim, agimos -mas os resultados das nossas ações não são plenamente ponderáveis. Agimos diferentemente e mais do que pensamos que. about 2 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

# @SOL_MORAS Valeu, abs!
about 2 hours ago from web in reply to SOL_MORAS

Lois Lancaster ainda indica uma bibliografia: "Matéria e Memória" - Henri Bergson que, de tão extraordinário, será motivo do próximo post dodomundi.

1 comentários:

sol-moras-segabinaze disse...

Dodô, eu e o Lois já tivemos uma série de debates registrada aqui:

http://sol-moras-segabinaze.blogspot.com/2009/03/falando-com-lois-lancaster.html

http://sol-moras-segabinaze.blogspot.com/2009/03/falando-com-lois-lancaster-2.html

http://sol-moras-segabinaze.blogspot.com/2009/03/falando-com-lois-lancaster-3.html

Ab