Dodomundi #11 Música para gripes, resfriados e rinites parte I

Ficou sério: a partir do livro "DJ Pessoal - Uma Áudio Ajuda", escrito por mim e publicado pela ed. Rocco, vamos colocar em música, aqui nos podcasts Dodomundi, as canções relacionadas para resolver teus problemas.

E a gente começa com gripes, resfriados e rinites. O tempo tá pra isso. Aqui do lado, Dani chia de asma. Tomara que essas canções ajudem. Para ela são dedicadas.

Outra novidade: vocês podem baixar o Dodomundi e colocar, por exemplo, no Ipod.


Mais pra frente termos, "canções para ouvir no engarrafamento", "para ouvir transando", "para dias de fúria" etc.

Começemos então com Música para gripes resfriados e rinites. A lista de músicas agora vem com descrição e modo de usar. No caso aqui, resolvi indicar um livro para acompanhar cada canção, uma vez que cama é o fundamento para um bom restabelecimento. Isto dito, é só dar PLAY.




1. Becha By Goly, Wow - The Stylistcs. Ficar gripado, muitas vezes, nos dá o luxo de pararmos um pouco, nos agarrarmos a um um bom livro, nos enroscarmos num edredom e ouvir boa música. A bela música aqui é a Becha By Goly, Wow, delicioso groove Motown com vocais em falsetes curativos enviados do céu. O livro indicado é Contraponto, do A. Huxley. Personagens inteligentes solitários e chateados. Como você, com as mucosas todas inflamadas.

2. teardrop - massive attack. Aqui, a música do Massive Attack, mansa, eletrônica porém orgânica, conta com os vocais de Liz Frasier, dos Cocteau Twins, que aparecem na lista de músicas para relaxar durante um engarrafamento. Ela embalaria tranquilamente a leitura transformadora "A paixão segundo G. H.", da Clarisse Lispector. Onde a viagem existencial da dona de casa que protagoniza o livro, pode muito bem inspirar a mesma iniciativa já que você está aí, de cama, pensando e logo existindo.


3. Hands of Time - Groove Armada. Tecladinho esperto, que chega junto discreto como um gato que se ajeita no nosso pé no fim do edredom . Doi tudo, mas dá até vontade de sorrir. Para embalar a auto-biografia do humorista e, na minha opinião, filósofo de primeira, Groucho Marx. "Groucho e eu". Um show de joie-de-vivre, com um mau-humor charmoso como o de um gripado "Nasci muito novo. Antes que tivesse tempo de me arrepender, já tinha quatro anos e meio". E por aí vai. Pra expectorar geral.

4. Shaolim Satellite - Thievery Corporation. Limão e gripe, tudo a ver. No chá de hortelã com mel, na canja de galinha ao vinho branco e gengibre. "O Limão" romance do marroquino Mohammed Marabet, analfabeto que ditou ao escritor Paul Bowles, sim, ditou, em Magreb, dialeto do norte da África, essa espécie de "Capitães da Areia" de lá. Um menino de 12 anos luta para sobreviver num ambiente pra lá de corrompido das vielas de Casbah. O Limão, qualquer limão, vai muito bem com o som acid da Thievery Corporation. Shaolim Satellite pode ser tocada em loop tranquilamente enquanto você sua debaixo do edredom.

5. Liebestraum No. 3 em Lá, Op. 62, S. 541. Claudio Arau. Essa peça de Litz no piano de de Claudio Arau é um paracetamol definitivo. Não é dramática. Há uma certa narrativa satisfeita com seu próprio enfado é você com dor no corpo na cama. Para ler com Dom Casmurro debaixo do braço, principalente o capítulo IX, onde compara a vida com uma ópera num dos grandes momentos da literatura mundial. Para quem está Casmurro na cama, se sentindo vencido pelo vírus da gripe a identificação é imediata.




Em breve, a Parte II de Música para gripes, resfriados e rinites

1 comentários:

Marcelo Pereira disse...

Sou realmente uma besta. Como é que não sabia da existência disso aqui? Ave, Dodô, ave! Paul Bowles, Sia, Miles Davis e Chopin. Chorei!